1º ENCONTRO FAMÍLIA E ESCOLA: EVENTO MARCADO POR DIÁLOGO, ACOLHIMENTO E VALORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO.
Iniciativa reforça a parceria entre famílias e escolas e destaca ações de prevenção e permanência escolar no município
A Prefeitura de Calçado, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou o 1º Encontro Família e Escola, um momento marcado pela união, escuta ativa e fortalecimento dos laços entre a comunidade escolar e as famílias dos estudantes. Na ocasião, também foi destacado o PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), uma iniciativa preventiva da Polícia Militar que está sendo desenvolvida nas Escolas Professor Sebastião Tiago e Maria Célia Barros, inclusive integrada à programação deste 1º Encontro, reforçando a importância da prevenção e da formação cidadã desde cedo.
O evento teve como principal objetivo incentivar a participação familiar no cotidiano educacional, reconhecendo que a parceria entre escola e família é essencial para o desenvolvimento dos alunos. Em um ambiente acolhedor e participativo, pais, responsáveis, educadores e gestores puderam dialogar, compartilhar experiências e reafirmar o compromisso conjunto com uma educação de qualidade.
Durante a programação, também foi realizada a entrega a premiação da Matrícula Premiada da Escola Professor Sebastião Tiago, uma iniciativa que valoriza o engajamento das famílias e estimula a permanência dos estudantes na escola.
A ação reforça o compromisso da gestão municipal com políticas públicas voltadas à valorização da educação e ao fortalecimento dos vínculos entre escola e comunidade, entendendo que o sucesso educacional é construído de forma coletiva.
O 1º Encontro Família e Escola consolida-se, assim, como uma importante iniciativa para aproximar ainda mais as famílias do ambiente escolar, contribuindo para a formação cidadã dos alunos e para a construção de um futuro melhor por meio da educação.