Secretaria de Saúde realiza ações voltadas para a saúde da Mulher

quinta-feira, 02 de setembro de 2021

Na manhã de hoje (02/09/2021) o Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde – SMS, está realizando uma ação voltada para saúde da mulher. Tendo como público alvo, mulheres de 50 a 69 anos. A estratégia faz parte do rastreamento de câncer de mama.

“A mamografia de rastreamento – exame de rotina em mulheres sem sinais e sintomas de câncer de mama – é recomendada na faixa etária de 50 a 69 anos, a cada dois anos. Fora dessa faixa etária e dessa periodicidade, os riscos aumentam e existe maior incerteza sobre benefícios.” (Fonte: INCA)

“Passamos por um intervalo de tempo considerável sem que pudéssemos promover ações de saúde voltadas para prevenção e detecção precoce de outras patologias, agora retomando aos poucos e com todos os cuidados sanitários, reafirmamos nosso compromisso com a mulher Calçadense”. Pontuou Mirtys Pedroza, Secretária de Saúde.

Além da mamografia, outras ações como:

//Testagem rápida;

//Exames de sífilis;

//HIV e hepatite;

// Educação em saúde – “setembro amarelo – prevenção do suicídio”, auto exame de mama.

// Ação integrada – Violência contra mulher (Profissionais SEMAS)

Também estão sendo desenvolvidas em parceria com profissionais de saúde e profissionais da Secretaria de Assistência Social – SEMAS.

Por fim, na abertura oficial do evento o Prefeito Nogueira ressaltou a importância de ações como essa como fatores de prevenção à saúde da mulher, bem como reforçou o convite para que todas as Calçadenses pertencentes ao grupo procurem os serviços de saúde para realizar seu exame.

“Se você está dentro do público alvo, a rede de atenção à saúde municipal continuará ofertando o serviço, procure a Unidade de Saúde da Família mais próxima de sua residência e solicite o encaminhamento para realização da mamografia, estaremos disponibilizando exames até dezembro. Se ame, se cuide” Finalizou o Prefeito.