Dia do agente comunitário de saúde e do agente de combate às endemias.

sexta-feira, 08 de outubro de 2021

No último dia 4 setembro foi comemorado o dia do agente comunitário de saúde e do agente de combate às endemias. Para celebrar a data o CAPS Calçado, convidou as agente de saúde e de endemias, Lúcia e Angela que falaram sobre as funções do agente comunitário de saúde (ACS) e do agente de combate às endemias (ACE)?
Como você já deve imaginar, o ACS atua na promoção, proteção e prevenção da saúde, acompanhando as famílias da comunidade em suas casas e orientando sobre as formas de acesso ao SUS. Além disso, ele trabalha com o mapeamento e o cadastramento dos dados demográficos e sociais da região e é um dos principais elos entre a população e os serviços de saúde.
A principal função do agente de combate às endemias é prevenir e auxiliar no combate às doenças endêmicas. De modo geral, as tarefas executadas pelo agente de combate às endemias envolvem vistorias de domicílios, terrenos baldios, depósitos e estabelecimentos comerciais e educação em saúde.
Assim como tivemos também a participação da fisioterapeuta do município Jéssyca que falou a respeito do Programa de Práticas Integrativas e Complementares que se estenderá para o CAPS através da Auriculoterapia, que será de extrema importância para nossos usuários no auxílio do tratamento de ansiedade, distúrbios de sono, depressão, dores em geral entre outros.
.
.