Calçado Recebe Curso de Cerâmica em Barro Oferecido pelo SENAR

sexta-feira, 11 de agosto de 2017

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Garanhuns na pessoa da Sra. Teresa Alves intermediou através do SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, em parceria com a Coordenadoria da Mulher em parceria e o Governo Municipal, dos dias 07 a 11 de agosto realizou um curso de cerâmica em barro. A oficina foi ministrada por José Edvaldo Batista, o mestre Zuza de Tracunhaém.

Zuza que trabalha com o barro desde os quatorze anos de idade, traz em sua obra, técnicas dos artesãos mais antigos, como desenhos feitos com palitos, riscados, florais. A arte, feita em estilo rústico e exagerado, identifica o artista através dos traços e formas.

De acordo com Maria de Lourdes Barbosa do Amaral, coordenadora da Coordenadoria da Mulher: O objetivo desse curso é promover um resgate da cultura da cerâmica em barro no nosso município. Para tanto, efetivaram a parceria com quem realmente é referência nessa área. Mestre Zuza.

Mestre Zuza, que é uma referência nacional, trouxe para o curso toda sua experiência, talento e sensibilidade em conjunto com uma técnica apurada e seu estilo próprio de trabalhar.

Em tempo, doze(12) mulheres participaram do curso e o plano é que o grupo permaneça ativo e produzindo. A ideia é que sejam produzidas peças suficientes para terem um portfólio a ser exposto no XXIX Festiva da Lavoura que acontecerá no final do mês de setembro.