ABERTURA DO OUTUBRO ROSA – Secretaria de Saúde realiza ações voltadas para saúde da mulher

sexta-feira, 01 de outubro de 2021

Na manhã de hoje (01/10/2021) o Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde – SMS, realizou uma ação voltada para saúde da mulher. Abrindo o Outubro Rosa. Tendo como público alvo, mulheres de 50 a 69 anos. A estratégia faz parte do rastreamento de câncer de mama.

“A mamografia de rastreamento – exame de rotina em mulheres sem sinais e sintomas de câncer de mama – é recomendada na faixa etária de 50 a 69 anos, a cada dois anos. Fora dessa faixa etária e dessa periodicidade, os riscos aumentam e existe maior incerteza sobre benefícios.” (Fonte: INCA)

Além da mamografia, outros serviços estão sendo ofertados:

// Exames de sífilis, HIV e hepatite;

// Educação em saúde – “Outubro Rosa-Saúde da Mulher”

Palestras sobre Violência contra mulher também estão sendo desenvolvidas em parceria com profissionais de saúde e profissionais da Secretaria de Assistência Social – SEMAS.

Na oportunidade o Prefeito Nogueira fez um apelo às mulheres que não conseguiram fazer o exame. “Se você está dentro do público alvo, a rede de atenção à saúde municipal continuará ofertando o serviço, procure a Unidade de Saúde da Família mais próxima de sua residência e solicite o encaminhamento para realização da mamografia, estaremos disponibilizando exames até dezembro. Se ame, se cuide” Finalizou o Prefeito.