Carta de Serviço – Educação, Cultura e Desportos

Finalidade do Serviço:

É uma iniciativa do Govemo do Estado de Pemambuco que tem o objetivo de garantir a alfabetização de todos os estudantes da rede pública até sete anos de idade, isto é, ao final do segundo ano do  ensino fundamental. Para alcançar este objetivo, o Govemo Estadual, através da secretaria Estadual de Educação, junto a SEDE – Secretaria Executiva de Desenvolvimento da Educação e SUEAI – Superintendência de  Educação lnfantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, construiu, em parceria com a Universidade Federal de Pemambuco, o material complementar ao livro didático, composto do Manual ano 1 (1º ano)  e Manual Ano 2 (2º ano), que consiste em um guia de orientação para os professores dessas turmas. E os Almanaques ano 1 e Ano 2, para as mesmas turmas, destinados a todos os estudantes pernambucanos, com uma serie de atividades lúdicas que os auxiliam no seu desenvolvimento e aprimoramento no mundo da leitura, no cotidiano da escola. Tais materiais chegarão no formato impresso, para todos os professores e estudantes. Atualmente o Programa vem sendo um grande suporte na perspectiva de alfabetização e letramento nas turmas de Pré Escolar ao 2º Ano.

Finalidade do Serviço:

É uma iniciativa do Govemo Municipal que tem como intuito garantir o cumprimento da Lei 12.796, garantindo o acesso ao transporte escolar para todas as crianças da Educação lnfantil inclusive na área urbana. Outra ação do projeto é realizar a busca ativa para incentivar os pais a matricular seus filhos na fase de Educação Infantil e desenvolver estrategias de recolhimento das críanças, para uma melhor segurança na ida e na vinda à escola.

Gratuito.

É um Serviço do Governo Federal o qual fornece recursos para a contratação de serviço de acesso à internet; para implantação de infraestrutura a fim de distribuir o sinal de internet nas escolas; e para aquisição ou contratação de dispositivos eletrônicos. Atualmente todas as escolas da rede municipal que possuem unidade executoras ativas, estão recebendo o recurso do referido serviço e assim garantindo a intemet para as escolas da rede, inclusive as escolas do campo.

Gratuito.

Oferece AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE APRENDIZAGEM e 4 simulados com o objetrvo de trazer ao gestor público um sistema robusto de avaliação que serve para mapear toda a rede e mostrar quais habilidades os alunos dominam e quais são aquelas que demandam intervenções pedagógicas. O Governo Municipal investiu em materiais para contemplar a  referida proposta com as turmas do lº ao 9º ano.

Finalidade do Serviço:

Tem como objetivo “contribuir para o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de hábitos alimentâres saudáveis dos alunos, por meio de ações de educação alimentar e nutricional e da oferta de refeições. Desde o início da Pandemia, visando auxiliar as famílias dos estudantes, o município realizou a entrega dos Kits de Merenda Escolar enquanto aulas estavam suspensas e remotas.

Finalidade do Serviço:

É um projeto criado e vivenciado pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com o Govemo Municipal, o qual busca através de uma equipe multidisciplinar levar orientações para os estudantes que necrssitarem de  acompanhamento nas áreas nutrição, psicologia e fonaudiologia, conforme encaminhamento das escolas.

Finalidade do Serviço:

A Secretaria Municipal de Educação buscando garantir os direitos previstos na Lei….

Vem desenvolvendo algumas ações para assim garantir o melhor desenvolvimento aos estudantes, como: transporte exclusivo para aqueles que não podem usar o transporte compartilhado, adaptações fisicas nas escolas, garantia de um cuidador exclusivo para aqueles que necessitam, professor intérprete, como também vem sendo investido na ampliação de proposta pedagógica para um melhor atendimento no rendimento escolar. Outra ação importante são projetos desenvolvidos que envolvem a comunidade escolar, um deles é a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, buscando uma educação igualitária para todos e incentivando o respeito ao próximo e o cuidado com nossos estudantes deficientes e promovendo a inclusão em nossa rede de ensino.

Finalidade do Serviço:

Com o objetivo de monitorar o nível de aprendizagem dos nossos alunos para assim atuar em cada necessidade observada, mantendo um índice de educação igualitário e em constante crescimento. A AMCA tambem objetiva, incentivar os estudantes a participardas demais avaliações extemas.

Finalidade do Serviço:

É uma ação continua desenvolvida pelas Escolas da Rede Municipal na BUSCA prespectiva de erradicar o abandono escolar, a mesma acontece por meio de visitas domiciliares, reuniões escolares com familia e a parceria com o Conselho Tutelar.

Finalidade do Serviço:

Buscando uma melhoria na Formação Profissional dos Professores, o municipio vem investindo em formações em prol de uma educação de qualidade por meio Seminários Educacionais e aulas atividades através de temáticas inovadoras na perspectiva de aprendizagem significativa.